Carreira e Mercado

INDÚSTRIA HOTELEIRA EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Escolas suíças oferecem formação integral adequada às necessidades do mercado

“Exceder expectativas é a base de um serviço de excelência. Com turistas cada vez mais exigentes, é necessária atualização constante com as tendências do mercado. Principalmente para lidar com estrangeiros acostumados ao padrão internacional”, considera Emanuel Donhauser, diretor acadêmico executivo do Swiss Education Group (SEG), grupo que reúne instituições européias de referência no ensino de hotelaria. Para ele, os profissionais que pretendem aproveitar a fase de crescimento da indústria nacional, com a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, precisam buscar qualificação e estar alinhados às necessidades do setor. O especialista esteve no Rio de Janeiro no dia 3 de novembro, para conversar com reitores de universidades e diretores de hotéis sobre o conceito suíço em gerenciamento de hotelaria internacional.

 

Emanuel aponta para o aumento da concorrência, que ficará ainda mais evidente com as mudanças no cenário nacional. Para ter destaque, as empresas investem na satisfação do cliente, oferecendo o que há de mais moderno. “Os hóspedes têm facilidade de comparar serviços, comida, entre outros. Os gestores devem buscar o diferencial, antecipar as tendências para conquistar o cliente, e acompanhar a velocidade da comunicação e tecnologia modernas”, explica Donhauser. Os cursos oferecidos pelas escolas do SEG são exemplos de educação voltada para o as necessidades da área, que oferecem atualização e ensino de ponta. Fazem parte do grupo os campi do Swiss Hotel Management School (SHMS), em Caux e Leysin, da School of Hotel Management (IHTTI), em Neuchâtel e do Hotel Institute Montreux (HIM), em Montreux.

Profissional completo com formação integral

As empresas buscam gestores completos. Para Emanuel, mais do que estar antenado às mudanças, é necessário ter conhecimentos operacionais e ser altamente qualificado. O profissional brasileiro deve seguir o mesmo caminho e adquirir formação integral. “É por isso que as escolas do grupo enfatizam esta combinação. Temos o retorno do mercado e confirmamos nos dois últimos Fóruns de Recrutamento Internacional”, afirma Emanuel. Um exemplo da metodologia oferecida pelas escolas do SEG são os cursos de graduação e pós-graduação em hotelaria da HIM, representada no Rio de Janeiro exclusivamente pela CP4 Cursos no Exterior. “Os programas desenvolvem formação integral, mesclam business, gerência e conhecimentos operacionais, combinando formação prática, rigor acadêmico e estratégia”, afirma Daiane Lagger, diretora regional da HIM.

Mas aprendizado acadêmico não basta. De acordo com o diretor do grupo SEG, as habilidades mais relevantes na hora da contratação são facilidade no relacionamento interpessoal, conhecimento de todos os setores de um hotel, atualização, capacidade de definir estratégias de gestão, implementar sistemas e operá-los. Ele também chama atenção para o domínio de idiomas e para experiência profissional, que serão muito valorizados na hora da contratação para os jogos do Brasil, por exemplo. “A HIM trabalha esse perfil. Os alunos estudam três línguas: inglês, alemão e francês, têm a chance de trabalhar nas maiores redes de hotéis do mundo e recebem o acompanhamento de perto de professores, especialistas na área”, explica Lagger. Proporcionar a inclusão profissional e preparar o aluno é o principal objetivo dessa escola suíça. Com a conclusão, o estudante recebe dois diplomas, por conta do convênio com a americana Northwood University, especializada em Business. A HIM desenvolve a comunicação, está alinhada às exigências da indústria e possibilita a experiência prática.

Solicite maiores informações com os Consultores Educacionais CP4.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s