Foi, falou e disse

Notícias de Córdoba,Argentina

Grupo da Universidade Gama Filho faz curso de Medicina em Córdoba.

Notícias  deste grupo no blog escrito pela Profa Marcia Vilhena, Tour Leader da CP4, que acompanhou o grupo, juntamente com o Prof Cassio da UGF.

Alô pessoal do Brasil! Finalmente notícias do pessoal de Córdoba! Alô pessoal de Cambridge!! Enquanto vocês estão por aí congelando, nós estamos enfrentando um calor absurdo por aqui na Argentina. O tempo está muito seco e até os rios estão sofrendo com a falta de chuvas.  De vez em quando temos um temporal de verão (ou uma “tormenta” como chamam por aqui), mas logo vem o sol e o calor  de novo e muitas vezes temos falta de energia… tudo por causa do El niño!

Aqui , a rotina do grupo é fazer a observação médica nos hospitais pela manhã e à tarde as aulas de espanhol. Todos estão empolgadíssimos com o programa, adorando os hospitais e encantados com o funcionamento do sistema de saúde em Córdoba.

A escola também é muito animada! Cheia de jovens e bastou se juntar um grupo de brasileiros que a alegria é geral e não poderia faltar um assado (churrasco) logo na primeira semana, após as aulas, nas instalações da própria COINED.

No primeiro dia,  tivemos um workshop com a tutora do programa, Eugenia, responsável pelo grupo,  que explicou como as observações e as demais atividades da escola aconteceriam.  Depois,  fomos recepcionados pelo diretor da COINED, Julían, e pelo representante da secretaria de Turismo da província de Córdoba, Adrian, que conversou com o grupo sobre as atrações da cidade e um pouco de suas histórias e peculiaridades.

Fomos então, guiados pela Eugenia, conhecer a pé os principais pontos da cidade: o centro histórico,onde está situado o Quarteirão Jesuítico, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano 2000, o centro comercial, os prédios governamentais.

Durante a semana, a COINED além das aulas de espanhol, oferece aulas de tango, salsa, milonga e tudo vira pretexto para uma grande confraternização. Na sexta- feira a escola ofereceu uma festa de abertura da temporada de verão e a alegria foi geral. A piscina está a disposição dos alunos, mas nossas futuras médicas não tem muito tempo para desfrutar.

No sábado,  fizemos um city tour num ônibus londrino, fabricado originalmente em 1964. Percorremos vários bairros, os principais pontos turísticos, a cidade universitária e aprendemos um pouco mais a história da capital de Córdoba. Depois passeamos pelas ruas de comércio do centro, almoçamos no Shopping Patio Olmos, cujas instalações originalmente davam lugar a um colégio interno, e pegamos um ônibus para a cidade de Carlos Paz, que fica cerca de 36km da capital.

Em Carlos Paz fizemos um city tour num ônibus panorâmico muito divertido, conhecemos uma fábrica de chocolates e alfajores e o Museu do Avós, um lugar muito peculiar.

Carlos Paz é a cidade de veraneio mais procurada pelos cordobeses. Devido a  sua localização, ao mesmo tempo perto da capital, mas próximo das serras pequenas, tem a temperatura mais agradável; seus enormes lagos artificiais são usados para a prática de vários esportes aquáticos, possui um complexo hoteleiro da maior qualidade e à noite oferece diversos locais para diversão para o público jovem. Na noite que estivemos em Carlos Paz, havia um show em praça pública de uma famosa cantora popular que terminou com uma queima de fogos.

Domingo foi dia da excursão ao Vale da Calamuchita.  Conhecemos a Estância Jesuítica de  Alta Gracia, a casa de Che Guevara transformada em museu,Embalse, Santa Rosa da Calamuchita e Villa General Belgrano, de colonização alemã, onde acontece a festa da cerveja.

Essa semana, foi a vez de conhecermos a Cripta Jesuítica,um túnel que passa por baixo de algumas ruas principais do centro da cidade de Córdoba, e era usado pelos jesuítas para oração e para enterrar seus mortos. Foi descoberta em 1989 durante uma obra da companhia telefônica e restaurada para exposição ao público.

Aqui em Córdoba é possível aproveitar bem o dia, já que só escurece às 9 da noite e é interessante  observar as várias praças repletas de pessoas conversando até tarde para fugir do calor. A noite também é bem movimentada, com vários boliches, como chamam as danceterias e boates por aqui, e muitos jovens pelas ruas, especialmente no bairro Nueva Cordoba, que se desenvolve principalmente devido ao movimento dos universitários que vivem na cidade.

Nossas futuras médicas certamente não esquecerão esses dias de aprendizado e diversão em Córdoba! O programa Salud Plus é um sucesso!

Acompanhem as fotos do grupo  da UGF em  Córdoba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s