Carreira e Mercado

UM TOUR POR CIDADES SUSTENTÁVEIS

Mylène Guetta, arquiteta com especialização em unidades de franquia e integrante do Board of Experts da CP4, analisa várias cidades sob o ponto de vista da sustentabilidade e do meio ambiente, indo além da pura visualização arquitetônica.

Que tal conhecer cidades que além de serem tradicionalmente belas e interessantes, também são exemplos sustentáveis, ou seja, cidades que estão se modernizando e se adaptando para poder gerar uma melhor qualidade de vida para todos.  Seja pelo uso correto dos recursos ambientais da cidade, pela equidade social, pelo melhor desenho urbanístico, pela busca de uma economia mais viável, essas cidades nos dão exemplos maravilhosos que precisamos conhecer melhor.

 

Barcelona, na Espanha, além de ser a terra das incríveis obras do arquiteto catalão Gaudi, foi a primeira cidade da Europa a ter uma lei que obriga a utilização da energia solar para abastecer 60% da água quente das novas construções e edifícios reformados.  Possui uma iluminação pública com LEDs, que gera grande economia. Promoveu uma grande reestruturação viária e nos espaços públicos. Barcelona conhecidamente, investe maciçamente em arte e cultura, inclusive numa educação patrimonial e ambiental com cursos destinados à população local, incluindo as crianças.

Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, conjuga arquitetura medieval e contemporânea,  como o fantástico arranha-céu espiralado Turning Torso com 190 metros de altura. Líder em energias renováveis e ecológicas, Malmö possui edifícios construídos com materiais sustentáveis e telhados verdes – incríveis jardins suspensos que economizam água e energia. A população utiliza bicicletas, bondes, andam a pé para diminuir as emissões de gás carbônico e com certeza ter mais saúde.  E ainda, reciclam 70% do lixo recolhido.

Vancouver no Canadá, foi escolhida pela revista The Economist como “a cidade mais habitável do mundo”.  Lindíssima cidade que reflete nas diversas fachadas envidraçadas dos seus prédios a beleza natural do mar e das montanhas que circundam a cidade.  Vancouver lidera o mundo em termos de energia hidrelétrica, a qual já responde por 90% de seu abastecimento e ainda, possui um ambicioso plano de em 100 anos promover vida limpa e ecológica.

Tenho certeza que você já está louco para conhecer esses lugares. E se já conhece, ver com outros olhos.  No próximo artigo você vai conhecer as famosas Transition Towns – as cidades em transição –  e o BedZED –  Empreendimento de Energia Zero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s