Carreira e Mercado

ESSE MUNDO É MUITO PEQUENO PARA QUEM PENSA GRANDE

Fernando Gameleira é publicitário, empresário, consultor, palestrante e atua com treinamento e empreendedorismo em todo o Brasil e no exterior. Foi conselheiro do Roberto Justus no Aprendiz – o Sócio e faz parte do Board of Experts da CP4 Cursos no Exterior.

Desde criança, fui fascinado por ter contato com novas culturas e por conhecer pessoas. Mesmo antes de viajar pela primeira vez ao exterior, não perdia uma chance de arriscar algumas palavras em inglês com algum estrangeiro que eu encontrasse no Cristo Redentor, Pão-de-açúcar ou no aeroporto do Galeão.

Muito antes das redes sociais, eu fazia parte de um clube chamado Pen Pal, que me possibilitava fazer amigos, por carta – sugiro que expliquem o que é isso para os mais jovens! –, com crianças dos mais diversos lugares. Assim, eu tinha um Pen Pal na Califórnia, outro em Trinidad e Tobago e muitos outros pelo mundo afora.

Aos 17 anos, após ter passado no vestibular, fiquei uma semana ciceroneando dois americanos da minha idade que vieram conhecer o Rio. E, se a minha vontade dessa troca cultural já era enorme, só fez aumentar. E, alguns anos mais tarde, resolvi colocar o meu sonho em prática. Vendi um carro, rifei um relógio, juntei uns trocados e fui estudar inglês em Boston, nos EUA. Claro que o inglês era apenas o pretexto para a sede de conhecimento que eu tinha. Chegando lá, convivi com jovens do mundo todo e fiz amigos italianos, libaneses, marroquinos, suíços, tailandeses, coreanos e até brasileiros. Alguns eu viria reencontrar, recentemente, através do Facebook.

Não precisa dizer o quanto esta experiência enriqueceu o meu currículo, mas, muito mais, enriqueceu a minha vida. Uma vivência como essa aumenta a capacidade de adaptação a situações adversas, promove o convívio com as diferenças de todas as ordens e gera mais autoconfiança. O seu comportamento é colocado à prova, todos os dias. E você tem que dar conta.

Sempre que conto para alguém sobre esta experiência, muitas vezes ouço a outra pessoa dizer que “tinha a maior vontade de ter feito isso”. Eu fiz. E você, qual será o seu destino? Comece a cuidar dele agora. Porque hoje é o primeiro dia do resto da sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s