Carreira e Mercado

ESSE NEGÓCIO É PARA MIM?

Abrir e administrar uma empresa exige muito mais que capital e vontade. Ao embarcar nesta nova empreitada para ser seu próprio patrão, o futuro empresário deve, acima de tudo, possuir o conhecimento. Deve-se ter conhecimento sobre o mercado atual, em especial no âmbito internacional, pela enxurrada de multinacionais que se encontram ingressando no território brasileiro; conhecimento sobre o consumidor e o público alvo que se deseja atingir, público este que está ficando a cada dia que passa mais exigente e perspicaz e, mais importante do que os outros, deve-se ter um bom conhecimento sobre o planejamento estratégico.

A revista Foco Regional, em uma de suas edições, publicou uma comparação entre o navegante brasileiro Amyr Klink e o maior fiasco da história naval, o Titanic. A comparação é sagaz e mostra que os dois tinham os mesmos objetivos: cruzar o Atlântico. As duas grandes diferenças é que o Titanic possuía uma grande estrutura, equipe e recursos, enquanto Amyr estava sozinho, num barco a remo construído pelo seu estaleiro em Parati , no Rio de Janeiro. A outra diferença – esta a mais marcante – é que Amyr Klink chegou em 100 dias com saúde, enquanto o Titanic naufragou, custando a vida de 1503 pessoas. O objetivo desta comparação é mostrar que, independente do porte da empresa que se deseja montar, planejar o caminho entre o ponto onde se está e o ponto onde se quer chegar é imprescindível. Esta visão é uma constante no discurso de Max Gehringer. Desta forma, é essencial que o estudo seja o ponto de partida para aqueles que desejam erguer uma empresa de sucesso. Claro que temos exemplos de camelôs que viraram multimilionários da TV, mas não devemos considerar a sorte como a salvação dos problemas. Uma pessoa inteligente cria a sua própria sorte e, quanto mais instruído, melhores são suas opções de criação.

Algumas das melhores universidades de negócios do mundo estão na Europa, mais especificamente na França e Inglaterra. Este é o caso da Universidade da ESC Rennes School of Business, localizada em Rennes, França, representada pela CP4.  A instituição conta com ótimos programas de Mestrado na área de Negócios, como o Mestrado em Negociações Internacionais, o Mestrado em Marketing Internacional e o Mestrado em Contabilidade Internacional. Um dos pontos mais importantes é que as aulas são ministradas em inglês, pois a escola reconhece que esta é a linguagem dos negócios. Para isso, é necessário que o aluno tenha uma boa compreensão e expressão neste idioma. O outro ponto fundamental é o estágio que a instituição oportuniza, que abre as portas para uma experiência incomparável.

Ingressar no mundo empresarial exige preparação. Com consumidores cada vez mais seletivos e em um terreno cada vez mais agressivo, aquele que não se adapta, evolui e se planeja para a briga dos cachorros grandes, deve se perguntar “Esse negócio é para mim?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s