Carreira e Mercado

APRESENTAÇÕES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

show-no-PowerPoint-20090913004558

Apesar das apresentações terem hoje um papel fundamental em reuniões e projetos, e as ferramentas estarem cada vez mais sofisticadas e tecnológicas, o mais importante é a efetividade da apresentação. Isto pode acontecer no seu próprio idioma ou em outro, como o inglês, tão utilizado no mundo dos negócios. E, por incrível que pareça, isto é difícil de alcançar, apesar de parecer extremamente simples.

Não é surpreendente então quando as experiências são predominantemente negativas e as apresentações não alcançam seus objetivos de comunicação. Como fazer para transformar a sua apresentação em um momento memorável e inspirado, organizando suas ideias de forma fluida e natural.

Uma apresentação absolutamente completa, com todas as informações por escrito, estará muito mais para a leitura de um relatório pela audiência do que ser uma apresentação propriamente dita.  Há uma estrutura principal, há o despertar do interesse, há o momento para a estória engraçada relacionada ao assunto, o fechamento esperado ou o inesperado? E, principalmente, levar em consideração os fatores cross culture envolvidos e se está fazendo a apresentação para pessoas de outras nacionalidades. A efetividade está em passar a mensagem de forma clara e com convicção, utilizando técnicas corretas e inovadoras.

sleeping-thumb

Na realidade, o sucesso está em aplicar as técnicas desenvolvidas por um expert, internacional, trabalhar com os elementos que são realmente importantes para a sua apresentação, e, finalmente praticá-la até sentir que está seguro e certo de que ela é um apoio à mensagem principal. Afinal a atenção da audiência está em você e não na apresentação.

A dica é aprender como preparar, organizar e entregar a apresentação.  Que tal começar com perguntas, tais como: Por que e para quem estarei apresentando? O que minha audiência espera desta apresentação? Como responderei às perguntes que surgirem?

O vídeo abaixo mostra a apresentação de Eli Pariser: Beware online “filter bubbles”, sobre as ameaças de várias ferramentas da internet. São as mais variadas perspectivas de apresentação a serem observadas, além do assunto ser atual e questionador.

 

Há cursos no exterior específicos para você aprender de forma sólida, com princípios básicos, a expressar sua capacidade e conhecimento de forma única e exclusiva. São programas de menor duração com efetividade máxima, para quem não tem tempo a perder. Se sua empresa necessita do treinamento aqui no Brasil, a CP4 traz um expert para dentro da própria empresa. Fale com um dos nossos Gestores de Cursos Corporativos e tenha um planejamento específico para sua necessidade.

Quem sabe sua próxima apresentação pode ser a peça fundamental para o sucesso da sua negociação?

Ana Beatriz Faulhaber – Consultora Cross Culture

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s