Cultura

Giethoorn: Uma cidade sem carros

Se você pensava que Veneza era a única cidade do mundo com canais ao invés de ruas, pense de novo!

Giethoorn, cidadezinha no norte da Holanda e considerada a “Veneza dos Países Baixos” é cortada por pequenos rios, canais e trilhas de bicicleta, não sendo possível o uso de carro no local. Ela tornou-se famosa, especialmente depois de 1958, quando o cineasta holandês Bert Haanstra fez a comédia Fanfare lá. Por causa disso, Giethoorn é uma atração turística conhecida internacionalmente. Na parte velha da vila, não há ruas e sim vias para uso de bicicletas, e todo o transporte é feito sobre a água dos vários canais da cidade.

Para se locomover, há serviços que alugam barcos elétricos e silenciosos, chamados “Whisper Boats”, barcaças, gôndolas  e bicicletas. Sem carros, sem barulho nem cheiro de fumaça e com muito verde, a cidade promete a seus habitantes e visitantes muita tranquilidade, silêncio e um belo visual.

Quando se observa a arquitetura do local, o tempo parece ter parado em algum lugar do passado. Um olhar mais atento, porém, desfaz a impressão. Quando se imagina o valor do metro quadrado local, não se pensa que o valor possa ir parar em torno de  EUR 800 mil por uma casa com telhado de sapé. Aliás, imóveis à venda são uma atração à parte na região.

Para quem quer se aprofundar na área de Sustentabilidade, a CP4 Cursos no Exterior tem um leque de alternativas a oferecer.

FONTE: Slightlywarped.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s