Grupo de Férias

Quilômetros de amizade

A amizade para aqueles que estão longe é uma espécie de carpe diem momentâneo. Quando se está perto, você precisa aproveitar ao máximo o tempo que se tem, e quando se está longe, não se preocupar com o que o futuro reserva. É também saber que, mesmo distante, nada que uma eficiente tecnologia não amenize. Foi exatamente isso que fizeram Rodrigo Giglio e Márcia Vilhena. Intercambistas experientes, eles afirmam que as amizades internacionais são possíveis e compensam. Ambos têm histórias que começaram no exterior e seguem fortes até hoje, apesar dos quilômetros de distância.

As duas famílias da Profa. Márcia, a inglesa e a brasileira juntas. O registro aconteceu quando da visita da família brasileira à Cambridge para que os filhos da Márcia pudessem conhecer a família inglesa.

“O facebook é o maior veículo de comunicação para quem está nessa situação. Nos falamos praticamente todos os dias e acompanhamos o que acontece na vida uns dos outros”, afirma Márcia. Ela participa sempre de intercâmbios da CP4 Cursos no Exterior e, já há alguns anos, divide seu horário como professora e tour leader no programa VCG da Cambridge Academy of English.

Há cerca de três anos, sempre que vai à Cambridge, na Inglaterra, Márcia fica hospedada na casa de Jim e Anne Wiltshire. “Comecei a conviver com a família, vi o modo de vida deles, fui trocando experiências, fazendo atividades juntos e a amizade foi se desenvolvendo. Agora, toda vez que vou para lá, me sinto em casa e os considero a minha família inglesa, assim como eles me consideram a família brasileira deles”, explica.

Quando a família inglesa veio ao Brasil, Márcia  teve a oportunidade de mostrar o que sempre contava sobre o Rio de Janeiro e que eles tinham visto apenas em fotos. Corcovado, Pão de Açúcar e vários outros pontos turísticos do Rio foram incluídos no tour rápido – o Rio era uma parada no cruzeiro que Jim e Anne estavam participando – , mais uma vez  as duas famílias tiveram como matar as saudades.

Rodrigo, Bárbara e Navid. Amigos para a vida!

O exemplo de Rodrigo também é parecido. Consultor de Marketing, tudo começou quando ele fez o programa da CP4 Cursos no Exterior para estudar inglês durante três semanas na Cambridge Academy of English. Ele ficou na casa de uma família com um italiano e um alemão, que estudavam na mesma turma. A amizade dos três acabou se fortalecendo. “Fazíamos tudo juntos, estudávamos, conhecíamos lugares novos. Eles acabaram sendo uma fonte muito rica para o meu aprendizado porque passei a ver o idioma através de outras culturas também, aprendi a diferenciar sotaques, foi muito interessante”, diz.

No início deste ano, Rodrigo resolveu fazer um mochilão pela Europa com a namorada e foi convidado a se hospedar na casa do amigo alemão Navid: “Ele sempre foi muito tímido, então considerei o convite uma verdadeira demonstração de amizade. Ele fez questão de receber a mim e a minha namorada, que ele não conhecia, pelo tempo que fosse preciso porque eu era “como um irmão”. Acabei conhecendo Frankfurt, que é uma cidade como São Paulo, cheia de arranha-céus, onde as pessoas geralmente vão para trabalhar, mas que é lindíssima. Pegamos o carro e vimos cerca de 10 castelos no caminho. Foi interessante porque ele também redescobriu a cidade em que vive. Agora, ele quer vir conhecer o Brasil”, ressalta Rodrigo.

Para ambos, a distância é apenas um empecilho que os faz valorizar e aproveitar os momentos em que se está perto. A amizade verdadeira é capaz de passar por tudo. Segundo Márcia, “É uma troca muito enriquecedora que nos faz crescer”. “São amigos para a vida inteira”, concorda Rodrigo. Como diria o grande poeta Fernando Pessoa, “Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.”.

A amizade é mais do que palavra, mais do que união e, para eles, mais do que realidade. Amizade bem conquistada é amizade para ser valorizada. Amizade que a CP4 Cursos no Exterior|Traveller teve o prazer de oportunizar a construção.  Quem sabe uma amizade não esteja te esperando lá fora? Fale com um de nossos consultores e … carpe diem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s