Carreira e Mercado

GRUPO SUÍÇO FALA DAS NOVIDADES DO MERCADO

Palestrante: Daiane Lagger, Diretora Regional do grupo SEG na América Latina

Local: Hotel Marina Palace. Av. Delfim Moreira, 630 – Leblon – Rio de Janeiro
Data: 31 de outubro de 2013
Horário: 16h e 19h
Entrada: gratuita
Informações e confirmação de vaga: (21) 2247-9787 e 2513-4380

Assim começa o artigo do Jorge Vieira, destacando a importância do Turismo no Brasil: “A principal revista sobre Economia do mundo  – The Economist –  destaca o crescimento do turismo de negócios no Brasil. Baseada em pesquisa internacional, a revista diz que turismo internacional no Brasil, de responsabilidade da Embratur, vai passar Itália, França e Reino Unido. Para Flávio Dino, presidente da Embratur, os avanços são resultado de investimentos no setor turístico nacional. Nota da coluna de turismo da revista The Economist, a revista destaca estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as grandes perspectivas para o setor de turismo de negócio no Brasil. O texto destaca que o país vive um ótimo momento do turismo doméstico no segmento de negócios, que este ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões.”

 

Tudo isto fica concretizado na perspectiva do World Travel and Tourism Council  para o mercado de turismo, que é que se torne a maior indústria em funcionamento até 2020, quando se espera movimentar 5 bilhões de dólares por dia. Um dos principais reflexos do crescimento do setor é a busca por profissionais qualificados para atuação em hotelaria.

Para o Rio de Janeiro, a estimativa do IBGE é que os 31 mil quartos de hoteis, atualmente, cheguem a 40 mil  em 2014 e 50 mil em 2016. Grandes redes mundiais, como a Hyatt e a Four Seasons, já estão em processo de avaliação para se instalar no país.

Exatamente por isso, o Swiss Education Group (SEG) vai promover duas palestras gratuitas na terça-feira, 31 de outubro, no hotel Marina Palace, no Leblon, às 16h e 19h. Apresentadas por Daiane Lagger, Diretora Regional do grupo na América Latina, o objetivo é fazer uma avaliação do mercado de hotelaria, apontar oportunidades da indústria e apresentar as exigências de qualificação da área.


Com características diferenciadas, as escolas têm objetivos complementares para quem está na área. Referência internacional na formação em hotelaria, a HIM é um hotel-escola em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um hoteleiro profissional durante toda a estada. Para Ana Beatriz Faulhaber, diretora da CP4 Cursos no Exterior|Traveller, representante exclusiva da HIM no Rio de Janeiro, a especialização dos profissionais está cada vez mais apurada e os brasileiros precisam acompanhar esta tendência. “É comum, na Europa, encontrar hoteleiros pós-graduados, com mestrado nas áreas de business ou administração, por exemplo. A hotelaria é uma carreira internacional e é preciso acompanhar o desenvolvimento do mercado lá fora”, orienta Faulhaber, também consultora em educação internacional.

Daiane também vai falar sobre os programas na área de Culinária, do Culinary Arts Academy, como os de Confeitaria e Chocolate, com 6 meses de curso e estágio remunerado, e que conta inclusive com aluno que já foi finalista do concurso Bocuse d´Or na França.

Também serão apresentados os cursos na área de Turismo e Hospitalidade do César Ritz, que tem escolas em Le Bouveret, Brig e Lucerne, e um nome reconhecido em qualquer parte do mundo, como Felipe Ishihama, o novo gerente do Bar d’Hotel, no Rio de Janeiro.

Para a área de gerenciamento de eventos , spas e resorts, nada como um curso na SHMS – Swiss Hotel Management School , em Caux e Leysin, com cursos que aliam teoria e prática.

A IHTTI –  International School of Hotel Management , em  Neuchâtel, oferece a complementação ideal para quem quer dar um direcionamento para a hotelaria design.

Hotel Institute Montreux – Combinação hotelaria-business

O Hotel Institute Montreux oferece formação completa, com teoria e prática, incluindo estágio em importantes redes de hoteis, como Sheraton, Marriott, Hilton, Ritz-Carlton e InterContinental, entre outras opções. Com carga horária intensiva e em regime integral, os cursos de graduação e pós-graduação mesclam semestres de aulas e de estágio remunerado. Daiane destaca que nos semestres de estágio, o aluno atua como um profissional formado, em redes de hotéis que garantem experiência formal no mercado de trabalho. A remuneração é, em média, de 2.450 francos suíços.

Além da prática nos períodos de aula e dos estágios remunerados, o contato do aluno da HIM com o mercado de trabalho ocorre em fóruns de carreira promovidos pela escola. Nos eventos, organizados semestralmente, hoteleiros profissionais recrutam jovens em formação. “Ingressar na universidade com as portas abertas para o mercado de trabalho é tranquilizante, sobretudo nesta época de crise. Trabalhar em reconhecidas redes de hotéis certamente é uma oportunidade ímpar para o profissional ainda em formação”, avalia Daiane.

Viviane Ruiz e Alexandre César Andrade, alunos CP4, são exemplos de sucesso. Ela está cursando Hospitality na HIM e, já no segundo semestre, conseguiu estágio na Euro Disney. Seu segundo estágio foi no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a experiênciadela assistindo ao depoimento no CP4 Channel.

Já o Alexandre se formou em julho do ano passado no Master of International Business (MIB) in Hotel, Resort and Spas pela Swiss Hotel Management School (SHMS), que também faz parte do grupo SEG. O MIB é um mestrado que oferece um misto de experiência prática com teoria de administração e marketing voltados para a hotelaria. Depois da graduação, Andrade já começou o estágio remunerado em Duty Management no Marriott de Bruxelas.

Todas as escolas do grupo SEG são representadas pela CP4 e você pode ter todas as informações sobre esta carreira de sucesso ou pelos telefone (21) 2247-9787 e 2513-4380, no atendimento online skype do site atendimento.cp4cursos ou enviando um e-mail paracp4@cp4.com.br .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s