Cultura/Dicas CP4

Horário de verão, Jet Lag e Fusos Horários: tudo o que você precisa saber

Para a alegria de muitos e decepção de outros, hoje (17), à meia noite, começa o horário de verão. Ao adiantar os relógios em uma hora, de acordo com o fuso horário local, a população garante a redução do consumo de energia elétrica, mas altera a rotina habitual do corpo, o que pode causar um desconforto parecido com o famoso “jet lag”.

Por conta da diferença de fusos horários, o “jet lag”, muito comum em viagens internacionais, algumas pessoas sentem uma alteração no funcionamento do organismo, tais como cansaço, sonolência e dor de cabeça.

Mas você sabe por que existem tantos fusos horários diferentes no mundo inteiro?

A resposta tem a ver com o simples fato de a Terra ser esférica. O movimento de rotação do Planeta é executado em torno de si mesmo e, para a conclusão desse movimento, são necessárias 24 horas. Ao todo, são 24 fusos existentes ao redor do globo e cada um deles corresponde à uma linha imaginária traçada de um polo ao outro. Greenwich é o meridiano principal e a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.

fusos horarios

Continua confuso? É simples: devido ao fato de a Terra ter o formato esférico, a mesma não recebe luz de maneira uniforme e o movimento de rotação faz com que seja possível haver dias e noites. Por isso, em 1884, nos Estados Unidos, foi realizada uma conferência de Astrônomos para discutir a padronização dos horários nos diversos pontos do Planeta tendo como ponto de partida o Meridiano de Greenwich.horario de verao

Agora que ficou fácil, fique atento às dicas que a CP4 preparou para você amenizar os efeitos do “jet lag”, seja na adaptação do horário de verão ou em viagens internacionais, seja para intercâmbio ou turismo:

  1. Durma cedo. Se possível, no mesmo horário habitual (ou próximo ao mesmo).
  2. Para se manter acordado e adaptado ao novo horário, quando estiver claro, mesmo à noite, movimente-se ao ar livre. O corpo entende que ao escurecer, já está chegando a hora de dormir.
  3. Atente-se ao relógio. O horário de verão faz com que o sol se ponha perto das 19h e, por isso, não é raro confundir-se com o passar do tempo durante o dia.
  4. Ao viajar, conheça o fuso horário do destino antes de embarcar se organizando previamente.

Agora que você já sabe tudo sobre horário de verão, “jet lag” e fusos horários, adiante o seu relógio, siga as dicas, prepare-se para pegar um bronzeado e decole com a CP4!

horario de verao

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s