Cultura/Dicas CP4

Curiosidades: Dia da Mentira ao redor do mundo

Hoje é 1° de abril, Dia da Mentira, uma das datas mais esperadas do ano pelos pregadores de peça. Além do Brasil, a brincadeira é comemorada em diversos países ao redor do mundo, como Estados Unidos, Irlanda, Itália, França, Alemanha, Espanha, Austrália, Escócia, entre outros. Por isso, separamos para você algumas curiosidades sobre a data, mas fique tranquilo: não estamos mentindo. 🙂

  1. Origem
    Uma das teorias mais aceitas sobre a data 1° de abril ser considerada o Dia da Mentira diz que a brincadeira surgiu na França, no século XVI, quando a passagem do Ano Novo era comemorada no dia 25 de março, por conta do início da primavera. As festas geralmente duravam uma semana, indo até 1° de abril. Mais tarde, em 1564, o país adotou o calendário atual, em que a virada do ano é celebrada no dia 1° de janeiro. Alguns franceses não se adaptaram muito bem à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo e, por isso, a data passou a ser ridicularizada por algumas pessoas que pregavam peças entregando presentes peculiares e convites para festas que não existiam no dia 1° de abril.
    april-fools
  2. Brasil
    Por aqui, as brincadeiras acontecem há muito tempo. O periódico pernambucano “A Mentira”, que circulou entre 1828 e 1849, ao noticiar a morte de Dom Pedro II, o então imperador do Brasil, no dia 1° de abril de 1848 teve uma boa parcela de responsabilidade na difusão da celebração do Dia da Mentira. Na verdade, o imperador morreu em 1891, na França e o jornal precisou desmentir o fato dois dias depois da publicação.
    lie
  3. Diversos Nomes
    Bom, já sabemos que aqui no Brasil o 1° de abril é chamado de Dia da Mentira. Mas, em outros países, a nomenclatura é diferente. Na França, a data é chamada de Poisson D’avril, peixe de abril, o mesmo significado de Pesce d’Aprile, como é chamada na Itália. Na Espanha, chama-se Dia dos Enganos. Já nos Estados Unidos, dizem April Fools’ Day (dia de abril dos tolos). Na Escócia, as piadas eram conhecidas como April Gowks, junção do mês de abril com o pássaro cuco (que significa pessoa boba).
    april fools day
  4. Horário para o trote?
    Alguns países do Reino Unido e de outros continentes, como a Austrália, Nova Zelândia, praticam as piadas até o meio-dia e, se alguém fizer o trote após esse horário, é chamado e ridicularizado de “April Fool”. Já no Brasil, França, Irlanda, Itália, Canadá e Eua pregam peças durante todo o dia de 1° de abril.
    kickme-300x290Agora que você já sabe tudo sobre o Dia da Mentira, conte para a gente como você comemora essa data!

Artigos relacionados

Um pensamento sobre “Curiosidades: Dia da Mentira ao redor do mundo

  1. Pingback: Halloween ao redor do mundo | CP4 Cursos|Traveller

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s