Cultura/Dicas CP4

Halloween ao redor do mundo

halloween-hero-1-hVocê comemora o Dia das Bruxas? A festa é celebrada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, e, por isso, tem o nome inspirado na expressão “All hallow’s eve”, que significa “véspera de todos os santos”. O Halloween acontece em grande parte dos países ocidentais e é percebido também em alguns orientais.

Os Estados Unidos são o país que mais representa a data, trazida pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX. Há, pelo menos, três versões históricas que deram início à festa:

1) Há mais de 2.500 anos, o povo celta acreditava que no último dia de verão (31/10), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Assim, para assustar os fantasmas, eram colocados objetos aterrorizantes, como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.

2) O antigo povo celta que habitava as Ilhas Britânicas acreditava que o mundo seria ameaçado por terríveis demônios e fantasmas na véspera de 1° de novembro, data cercada de um valor sagrado e extremamente positivo.

3) Os celtas criaram, há 2 mil anos, um festival que celebrava o fogo chamado Samhain, que significa “final de verão” em irlandês. O inverno, estação em que a escuridão é maior, marcava o início do ano celta que depois progredia para a luz, alofrando com a primavera, indo para o verão e, por fim, para o outono. Assim, 31 de outubro era considerado o último dia do ano celta e o Halloween significava uma “passagem” da escuridão para a luz.

Seja qual for a história verdadeira, o fato é que o Halloween é uma data celebrada no mundo inteiro e, devido à diferença de culturas, a festa de 31 de outubro nunca acontece da mesma forma. Saiba como é comemorado o Dia das Bruxas ao redor do mundo:

  • Estados Unidos

Absolutamente todo mundo é contagiado pelo Halloween nos EUA. As escolas, famílias, empresas e os grupos de amigos enfeitam seus ambientes e se reúnem para celebrar a data de forma divertida. São utilizadas fantasias e trajes típicos durante as festas, todos com foco na criatividade e diversão. Você verá muitas abóboras, caveiras, bruxas, fantasmas, múmias, entre outros. Além disso, há a brincadeira clássica de “Trick or Treat” – doces ou travessuras – em que as crianças e adolescentes fantasiados batem de porta em porta pedindo doces e balas. Dentre as demais brincadeiras, você vai encontrar a popular “boobing for apples”, em que são colocadas maçãs num balde grande de água para que as crianças peguem a fruta com a boca, sem usar as mãos.

mk-oct13-jackband

  • Inglaterra

O dia 31 de outubro também é especial para os ingleses. A data é comemorada com muita festa, fantasias, decorações pitorescas e doces. A Inglaterra recebe muitos turistas e, nessa época, você pode dar um pulinho nos locais super assustadores de Londres, como o London Dungeon e a trilha percorrida pelo Jack Estripador. Reza a lenda de que a tradição de pedir doces, o “Trick or Treat”, teve origem na Inglaterra, no período em que os protestantes perseguiam os católicos. Atualmente, os pedidos ficam por conta das crianças e adolescentes. Ah! A roda-gigante London Eye é decorada e se transforma em uma espécie de floresta assustadora e, embaixo, às margens do Tâmisa, são narradas lendas sinistras aos turistas.

halloween-inglaterra

  • Irlanda

Na Irlanda também há os enfeites em portas e janelas, fantasias incríveis e o “Trick or Treat”, como nos outros Halloweens. Especialmente em Dublin, são promovidos eventos em pubs ou festas à fantasia nas escolas de inglês, tudo com muita dança e diversão. O Dia das Bruxas irlandês também conta com o Ghost Bus, um ônibus que promete ser arrepiante. Na Irlanda também há um tipo de pão de Dia das Bruxas que parece um panetone. Se chama Halloween Brack e ele tem objetos dentro para que as pessoas possam brincar de adivinhar o futuro. Um exemplo clássico é encontrar um anel no Halloween Brack: significa que você se casará em breve.

ghost-bus-tour-dublin

  • Japão

No Japão, o Dia das Bruxas passou a ser mais difundido nos últimos anos, a partir de eventos no Tokyo Disneyland – como a Parada Halloween – e é uma data em que as lojas ficam repletas de artigos de decoração, como abóboras e caveiras. O fenômeno Cosplay também influenciou a celebração, por conta das fantasias de personagens. Por lá, não se vê crianças praticando o “Trick or Treat”, mas o consumo de balas e produtos temáticos é enorme.

fq20121026a1a

  • Espanha

O Halloween espanhol é mais recente e possui sua própria versão “Made in Spain“. A tradição norte-americana chegou às terras espanholas com muita festa, comemoração e culto de respeito aos mortos. Os espanhóis costumam ir ao cemitério para limpar os túmulos e levar flores. O dia 31 de outubro coincide, ainda, com a colheita de castanhas e abóboras, que deu início à festa “Castanhada”. Por lá também há o costume do “Trick or Treat”, a decoração de casas, escolas e locais públicos e os diversos doces típicos como panellets e huesos de santo.

old cemetery

  • Canadá

O dia das Bruxas no Canadá também conta com uma multidão de pessoas fantasiadas fazendo “Trick or Treat” e muita decoração nas casas, escolas, parques e estabelecimentos. Você vai encontrar abóboras, gatos pretos, fantasmas, monstros, morcegos, bruxas, aranhas e muitos itens nas cores laranja, preto e roxo. Por lá, há diversas comidas típicas do Halloween, como maçãs caramelizadas, milho, abóbora assada e tortas de pipoca. Em diversas cidades você encontra festas para todos os lados, como a principal que acontece na rua Granville St, em Vancouver, onde se concentram vários bares e boates. Não deixe de participar da festa mais popular, a Fright Nights, em que um parque de diversões é transformado em um parque mal assombrado. Já em Toronto, você consegue curtir a Marcha dos Zumbis, que traz pessoas fantasias de mortos-vivos às ruas.

20121026-125723

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s