Carreira e Mercado

Motivos para fazer Intercâmbio

canstockphoto21336614O intercâmbio é uma experiência única que transformará sua vida pra sempre, você vai ver o mundo e encarar situações de outra forma. É um aprendizado sem igual conviver com outra cultura e idioma, conhecer locais novos e fazer muitas amizades. Intercambista vive fora de uma realidade rotineira, são muitas novidades e possibilidades a cada dia. É uma ótima oportunidade para repensar um momento da vida e definir o que você fará nos próximos anos, viajar é uma forma de se encontrar. Realizar um curso no exterior também é sempre uma experiência positiva em sua carreira profissional. Há milhares de razões para você fazer um intercâmbio, veja algumas dela abaixo:

1. Aprender e praticar um idioma estrangeiro

Esse é o principal motivo que faz uma pessoa buscar uma experiência no exterior. A vivência em outro país é a maneira mais rápida e efetiva de aprender outra língua com fluência. Mergulhar na cultura local e estar cercado pelo idioma o tempo todo vai ajudar muito no aprendizado.

2. Ganhar confiança e independência

Viajar para um país novo requer coragem. Em um intercâmbio você se verá diante de muitos desafios e precisará resolver seus problemas sem a ajuda de familiares e amigos. Você vai encarar situações e fazer coisas que nunca fez antes e ao se dar bem, aos poucos você vai se percebendo mais seguro, independente e confiante. Sair da sua zona de conforto e superar seus limites pessoais é um aprendizado inestimável para o resto da sua vida. Depois de se virar em um país que não é o seu, você se sentirá capaz de enfrentar qualquer desafio. Essa é uma ótima maneira de crescer como pessoa. O resultado é que, na prática, você troca medos ou limitações por oportunidades. Ao invés de encarar o mundo como um conjunto de riscos, você passa a vê-lo como um conjunto de possibilidades.

3. Fazer amigos

Estudar no exterior, parece um pouco assustador no começo, mas é sem dúvida uma ótima oportunidade para fazer amigos. Você vai conhecer muitas pessoas, de diversos lugares do mundo. Seus novos amigos poderão ser os melhores guias para levar você para conhecer locais novos. E você ainda ganha acomodação em outras partes do mundo nas suas próximas viagens.

4. Conhecer novas culturas, costumes e hábitos

Em seu país de intercâmbio você terá que conviver com pessoas completamente diferentes, com outros costumes e hábitos. E para conviver bem é preciso se adaptar, compreender e respeitar o jeito de ser de cada pessoa. Os rituais, músicas, roupas, tradições, religião, comidas e monumentos históricos são uma fonte rica de cultura local. É fascinante e enriquecedor conhecer uma nova cultura e trocar experiências com pessoas de diversas nacionalidades. Ao conviver com diversas culturas e formas de pensar, você vai aprender a ser mais flexível, paciente, compreensivo e tolerante, vai aprender a aceitar melhor as diferenças. Optar por um programa de intercâmbio em casa de família é uma ótima maneira de mergulhar na cultura local.

5. Melhorar seu currículo e alavancar sua carreira

Já passou do tempo que o inglês era algo a mais, hoje ele é requisito obrigatório para grande parte dos processos seletivos. Além disso, as empresas entendem que o intercâmbio contribui entregando uma bagagem cultural que é essencial para trabalhar em equipe e lidar com divergências.Ter em seu currículo o diferencial de ter vivido em outro país abre muitas portas. É uma forma de ampliar seus horizontes e abrir um leque de possibilidades em sua vida. Você vai conhecer novas maneiras de lidar com clientes, vai descobrir novos modelos de negócio e vai melhorar sua comunicação interpessoal. Ter um intercâmbio no seu currículo com certeza aumentará as suas chances de conseguir aquela vaga tão desejada. Além disso você também pode fazer um intercâmbio voltado para a sua área de atuação, que ainda vai te proporcionar aprender o idioma específico da área, fazer contatos profissionais e ter uma experiência de trabalho internacional, aumentando ainda mais a sua competitividade dentro do mercado de trabalho.

6. Experimentar comidas diferentes

Quando você se propõe a fazer um intercâmbio, você deve estar aberto pra viver todo tipo de experiências, e uma delas é experimentar a comida local. De algumas coisas você pode gostar, de outras nem tanto, mas o importante é sempre experimentar tudo e aproveitar ao máximo o que o país pode te oferecer. A comida é sempre uma parte muito importante da cultura de um país. Conhecer e experimentar novos pratos é uma viagem à parte. E no final, você volta com um paladar muito mais eclético.

7. Conhecer lugares impressionantes

Uma das melhores razões para fazer seu primeiro intercâmbio é a oportunidade de ver de perto aqueles cenários, paisagens e monumentos que você só tinha visto por livros, revistas e internet. Todo país tem seu cenário de beleza natural. Além disso, você sempre pode viajar para conhecer outros países vizinhos e visitar ainda mais lugares memoráveis. Quando você faz um intercâmbio você tem a oportunidade de vivenciar toda aquela história que você leu nos livros e que agora estão bem perto dos seus olhos. Entender a influência que a localização de um país teve sobre seu desenvolvimento histórico e conhecer de perto os cenários de algumas das grandes revoluções ocorridas no mundo vai fazer a sua percepção de mundo se expandir de uma maneira que você não poderia prever.

8. Adquirir experiência

Por último e não menos importante: adquirir experiência.

Fazer um intercâmbio é voltar com a mala cheia de aprendizados, recordações inesquecíveis e infinitas histórias para contar. Quando você se permite sair da sua zona de conforto, você começa a experimentar o novo (sabores, lugares, pessoas) e ver que toda experiência, seja ela boa ou ruim, vai te trazer algum aprendizado. E com isso você passa a conhecer bem melhor a si mesmo. Com o tempo, lidar com os seus medos e inseguranças vai ficar mais fácil. A experiência de estar imerso em um ambiente completamente diferente do seu é arrebatadora. Depois de aprender sobre outros países e finalmente conhecê-los a fundo, percebemos o quanto é importante essa troca de vivências. Viajar, conhecer lugares inusitados e viver culturas completamente diferentes são coisas que não têm preço. São experiências que você leva para sempre, a visão de mundo realmente se expande. Finalmente você irá sentir na pele o que todas as pessoas que decidem fazer um intercâmbio sentem e garanto que você não irá se arrepender. Viajar é transformador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s